CINECLUBE RONCADOR


Editorial: Estreia o Cineclube Universitário Roncador




O desejo de um grupo de professores e universitários do Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT  por um espaço onde se possa vivenciar experiências cinematográficas foi a motivação inicial para se criar um cineclube em Barra do Garças (MT).


Para bem representar essa unidade de pessoas de diversos lugares e  com diferentes formações acadêmicas, o nome do cineclube faz menção à Serra do Roncador, importante cadeia rochosa que acompanha a região conhecida como Vale do Araguaia até o norte do Estado de Mato Grosso, ao lado da divisa com Goiás, que tem o Rio Araguaia como divisor.



Assim surgiu o Cineclube Universitário Roncador (Cine Roncador) , que tem como objetivo fortalecer as atividades culturais no âmbito da UFMT (Campus Universitário Araguaia), além de conectar-se com a comunidade de Barra do Garças e Pontal do Araguaia (MT) e Araguarças (GO) e demais municípios do Médio Araguaia na Região Centro-Oeste.



O Cineclube constitui organização coletiva e participativa de todos os envolvidos: coordenadores, colaboradores, bolsistas e espectadores da comunidade. As sessões de filmes longa e curta metragem, animações, documentários são acompanhadas de debates. Entre outras ações, o registro da produção material de divulgação, resenhas, levantamento histórico do cinema na região e a oferta de oficinas de produção audiovisual. O cineclube Roncador, de caráter democrático, realiza reuniões periódicas para elaboração das temáticas abordadas em cada ciclo de sessões, possibilitando o aproveitamento de múltiplas áreas do conhecimento, para fins didáticos, de lazer e estudo.



A desvinculação com a programação de salas comerciais tem como objetivo criar cultura crítica do cinema, produção, direção do audiovisual, podendo assim oferecer alternativas de modelos de cinema e variedades temáticas. O cinceclube é gratuíto e de livre acesso a qualquer participante, espectador e debatedor.



Depois de reuniões, planos e parcerias, tudo está pronto para estreia nesta quarta, 6 de abril de 2011.  Não deixem de seguir o Cineclube Roncador também no Twitter (@cineroncador) e no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário