PROGRAMAÇÃO






Cineclube Roncador promove Ciclo de Debates

Com o tema “Memória de filmes, filmes da memória: histórias de filmes marcados por outros filmes”, a pesquisadora em cinema e audiovisual, Drª. Emi Koide, estará em Barra do Garças para um ciclo de debates promovido pelo Cineclube Roncador. Este ciclo propõe pensar as relações entre filmes - diálogos tanto na dimensão diegética quanto formal - que tratam e pensam a temporalidade e a memória.


O ciclo de debates oferecerá certificados aos participantes de 12 horas. A participação é gratuita, com início nesta segunda, dia 2 de abril até quarta, dia 4, das 15h às 18h, no auditório do Campus II da UFMT/CUA (Barra do Garças). 


Cineclube Roncador apresenta a primeira sessão de 2012


O Cineclube Roncador, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso(IFMT), apresenta nesta terça e quarta programação especial na Semana de Recepção aos Calouros.


O documentário "Vocacional, Uma Aventura Humana", dirigido por Toni Venturi, relembra, por meio dos alunos e da professora Maria Nilde Mascellani, o momento da educação brasileira na década de 60 em que se procurava a formação multidisciplinar de alunos que fossem, também, sujeitos de sua história. 


A sessão acontece nesta terça, 6, a partir das 19h00 na sala 210 do campus de Barra do Garças e quarta, 7, a partir das 19h30 no auditório novo do mesmo campus.


Após a sessão acontece o debate ao vivo com alguns participantes do documentário.
São eles:


Cecilia Vasconcellos Lacerda Guaraná


* Pedagoga
* Psicóloga 
*Especialização em Psicologia Educacional - USP
*Diretora e Orientadora Pedagógica do Ginásio Vocacional "Cândido Portinari" de Batatais - 1962
* Assessora Técnica do Gabinete dos Secretários Municipais de São Paulo, Profs. Paulo Freire e Mário Sérgio Cortella, 1989/1992


Esméria Rovai


* Profa. Dra. em Psicologia da Educação (PUC/SP)
* Profa. dos Ginásios Vocacionais de Batatais e de São Paulo (1962/1969)
* Organizadora dos livros publicados pela Editora Cortez:
2005 - Ensino Vocacional - Uma Pedagogia Atual
2010 - Competências e Competência: contribuição crítica ao debate


Luiz Carlos Marques - Luigy


*GVive - Associação de Ex-Alunos e Amigos do Vocacional - vice presidente - 2006-2008
*GVive - Associação de Ex-Alunos e Amigos do Vocacional


A entrada é gratuita


Participe!!


Cineclube Roncador exibe última sessão de 2011


O Cineclube Roncador apresenta nesta quarta, 07, a última sessão do ano com o longa "Utopia e Barbárie" e o curta metragem "Ensino Vocacional" com duração de 9 minutos.


O filme Utopia e Barbárie, dirigido por Silvio Tendler fala da geração que viveu as revoluções de esquerda e da contracultura, as guerras de independência na África e na Ásia, a guerra do Vietnã, as ditaduras latino-americanas, a queda do muro de Berlim e a disseminação da globalização e do neoliberalismo.

Uma revisão sobre os eventos políticos e econômicos que, desde a 2ª Guerra Mundial, elevaram o risco do desaparecimento dos sonhos de igualdade, justiça e harmonia.


A última sessão acontece na sala 217 do campus II da UFMT (Barra do Garças) a partir das 16h30. 
Após a sessão os participantes estão convidados a confraternizarem com os cineclubistas encerrando as atividades de 2011.
A entrada é gratuita!


Ficha Técnica


Título: Utopia e Barbárie
Lançamento: 2010
Direção:Silvio Tendler
Duração:120min
Gênero: Documentário
Elenco: Amir Haddad, Chico Diaz, Letícia Spiller e Augusto Boal


Cineclube apresenta "A Negação do Brasil"



O Cineclube Roncador apresenta nesta quarta, 30, o filme "A Negação do Brasil" com uma temática especial em comemoração do mês da Consciência Negra.
A sessão será exibida na sala 217 do campus II da UFMT a partir das 16h30.


A entrada é franca!

Ficha Técnica:

Título: A Negação do Brasil
Lançamento: 2000
Direção: Joel Zito Araújo
Duração: 91min
Gênero: Documentário
Elenco: Milton Gonçalves, Zezé Motta, Maria Ceiça, Ruth de Souza e Léa Garcia.


Sinopse


O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor Joel Zito Araújo aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.


Sessão especial do Cineclube exibe o filme "Edison - Poder e Corrupção"


O Cineclube Roncador em parceria com a disciplina de Técnicas de Reportagem e Entrevista do curso de Jornalismo da UFMT, exibe excepcionalmente nesta quinta, 10, o filme Edison - Poder e Corrupção do diretor David J. Burke.


O filme conta história de Edison, uma metrópole que aparenta oferecer crescimento a todos. Nela vive Josh Pollack (Justin Timberlake), um ambicioso jornalista que está iniciando sua carreira como repórter investigativo em um pequeno jornal comunitário. Após descobrir fraudes na polícia local, Pollack manifesta desejo de publicar a história mas enfrenta a relutância de seu chefe, Moses Ashford (Morgan Freeman). 


O alvo de Pollack é a FRAT, a maior unidade de polícia da cidade, que age no combate ao tráfico de drogas. Sem ter como sustentar sua história, Pollack é demitido. Entretanto ele não desiste de investigar sua descoberta, contando com a ajuda de Wallace (Kevin Spacey), um investigador da promotoria.


A sessão será exibida na sala 217 no campus de Barra do Garças.


Semana Científica tem sessões especiais do Cineclube Roncador


A programação é só de curtas-metragens: a maioria dirigida por Jorge Furtado, da Casa de Cinema de Porto Alegre.


Começa nesta quarta, dia 19 e vai até sexta, dia 21, as exibições especiais para a Semana Científica que acontece no Campus da UFMT de Barra do Garças. Desta vez, serão só curtas e cada dia tem uma seleção diferente.


As sessões acontecem em dois horários, sempre logo após as mesas redondas da Semana. Pela manhã, começa às 9h30 até às 10h30 e à noite, das 20h30 às 21h30. O local da sessão é na sala 217. A entrada é gratuita.





Programação: Tema - Casa de Cinema de Porto Alegre - Curtas


Quando: De 19 a 21 de outubro. Manhã (09h30 às 10h30) e Noite (20h30 às 21h30)
Local: Sala 217 - Campus Universitário do Araguaia – UFMT


Quarta-feira
- O que é Cineclube? – 11 min.
- Futebol Filosófico – 4 min.
- Dossiê Rê Bordosa – 2008 – 16 min.
- Esta não é a sua vida – 1991 – 16 min.
- O sanduíche – 2000 – 13 min.


Quinta-feira
- O que é Cineclube? – 11 min.
- A Matadeira – 1994 - 16 min.
- Será que ela vem – 2005 – 1 min.
- Xadrez das cores – 2004 – 22 min.
- Temporal – 1984 – 9 min.


Sexta-feira
- O que é Cineclube? – 11 min.
- Ilha das Flores – 1989 – 12 min.
- Barbosa – 1988 – 13 min.
- Estrada – 1995 – 17 min.
- Veja Bem – 1994 - 9 min.


CineRoncador apresenta o filme "A Revolução dos Bichos"



Excepcionalmente nesta quinta, 13, o Cineclube Roncador exibe o filme "A Revolução dos Bichos", adaptação do livro do escritorGeorge Orwell.


O segundo filme da temática Literatura no Cinema traz, numa alegoria, a corrupção do poder na União Soviética comandada por seu líder Josef Stalin.


Considerada um best-seller, a obra narra a história do fazendeiro Jones, um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, eles se organizam em seu lar. De posse da terra, os bichos passam a controlar o lugar, decretando uma série de novas regras.


A sessão acontece na sala 217 do campus II da UFMT a partir das 16:30h e sábado, 15, no auditório do Ceprotec a partir das 17:30h.


Hoje primeiro filme da temática Literatura no Cinema no Cine Roncador




O Cineclube Roncador exibe hoje o primeiro filme da nova temática, Literatura e Cinema: “O Velho e o Mar” é baseado na obra de Ernest Hemingway e resgata o lado mais clássico do cinema em uma filmagem de 1958 e que continua encantando até heje.

A exibição é ÀS 16h30, no Campus II da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT , em Barra do Garças. No sábado, dia 1º de outubro, o filme volta a ser apresentado às 17h30, no audItório do Ceprotec, no centro daquela cidade.


Cineclube Roncador exibe o filme "Granito de Arena"

O Cineclube Roncador apresenta nesta quarta, 14, o filme "Granito de Arena".


O longa metragem fecha a temática Luta de Classes em que foram apresentados os filmes: "Eles Não Usam Black Tie" e "A Classe Operária Vai Ao Paraíso".


Granito de Arena retrata a história da organização e luta dos professores em defesa da escola pública, assim como por melhores condições de vida e preservação da identidade cultural das comunidades indígenas mexicanas, a partir da mobilização dos trabalhadores do ensino, dos estudantes e seus pais. O filme trata de como a destruição da educação é um projeto articulado a partir de diretrizes internacionais.


A sessão acontece na sala 217 do campus II da UFMT a partir das16:30h.


Sessão desta quarta apresenta o filme "A classe operária vai ao paraíso"


Nesta quarta, 31, o Cineclube Roncador apresenta "A Classe Operária Vai Ao Paraíso", segundo filme da temática Luta de Classes.


O clássico dirigido por Elio Petri é um dos grandes filmes do cinema polí­tico italiano. O ator Gian Maria Volontè está inesquecí­vel como Lulu, um operário-padrão italiano, que perde um dedo em um acidente de trabalho e é envolvido num movimento de protesto. Ele fica dividido entre as tentações da sociedade de consumo e o movimento sindical, numa radiografia do impasse ideológico de muitos trabalhadores. 


Ao som da brilhante trilha sonora de Ennio Morricone, Elio Petri constrói um estudo seminal sobre as relações de trabalho no capitalismo. Um filme perturbador e muito atual.




A sessão acontece na sala 217 do campus II da UFMT a partir das16:30h. 

Julho é mês de cinema no Cineclube Roncador


O Cineclube Roncador abre a temática: "Caminhos e Descaminhos Ambientais" no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Ceprotec).


Em três sábados seguidos, os cineclubistas exibem os três filmes da temática: "Encontro com Milton Santos ou O mundo global visto do lado de cá", "O Mundo Segundo a Monsanto" e "Lixo Extraordinário".


As sessões acontecem entre os dias 09/07, 16/07 e 23/07 a partir das 17:30h.


A entrada é franca..


Participe!


Cineclube Roncador apresenta "Lixo Extraordinário"


O Cineclube Roncador apresenta, nesta quarta, dia 29, um documentário produzido pela diretora Lucy Walker chamado "Lixo Extraordinário".


O documentário foi filmado ao longo de dois anos (entre 2007 e 2009) e mostra o encontro do artista plástico Vik Muniz com um grupo de catadores de materiais recicláveis no Jardim Gramacho, periferia do Rio de Janeiro.
Lá, ele fotografa com o objetivo inicial de retratá-los, mas o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando tentam imaginar suas vidas fora daquele ambiente.


A equipe de produção tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.


Lixo Extraordinário continua dentro da temática "Caminhos e Descaminhos Ambientais" e será exibido a partir das 16:30h na sala 217 do campus II da UFMT!!


Cineclube Roncador apresenta "O Mundo Segundo a Monsanto"


Nesta quarta, dia 15, o Cineclube Roncador traz o documentário da diretora francesa Marie-Monique Robin: "O Mundo Segundo a Monsanto" de 2007.


O filme relata a investigação feita sobre um dos maiores impérios industriais do mundo, a Monsanto, líder mundial na produção de organismos geneticamente modificados e conhecida pela toxidade de seus produtos.


O documentário destaca ainda os perigos do crescimento das plantações de transgênicos, que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto.


O Mundo Segundo a Monsanto é o segundo filme exibido na temática "Caminhos e Descaminhos Ambientais". A sessão acontece na sala 217 no campus II da UFMT a partir das 16:30h.


A entrada é franca!


Sessão desta quarta traz documentário com Milton Santos

A sessão do Cineclube Roncador desta quarta, dia 1º de junho, exibe o documentário "Entrevista com Milton Santos ou o Mundo Global visto do lado de cá". Esse filme inaugura a temática Caminhos e Descaminhos Ambientais.

A sessão é aberta a todos e ocorre na Sala 217 da UFMT, Campus de Barra do Garças, às 16:30h.


Sobre o filme

Gênero: Documentário
Atores: Milton Santos; Narração: Beth Goulart, Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, Milton Gonçalves, Osmar Prado e Zélia Duncan.
Direção: Silvio Tendler
Brasil, 2006.
89 min.






Sinopse

Quando o mundo estava pautado pelo pensamento único da globalização o professor Milton Santos foi a voz discordante denunciando as perversidades do que chamou de globalitarismo, sistema econômico que provoca a concentração de riqueza entre os ricos e que distribui mais pobrezas para os desfavorecidos. O filme Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá apresenta a última entrevista do geógrafo Milton Santos, na qual ele traça um painel das desigualdades entre o norte rico e o mundo do sul saqueado, apresentando alternativas e um prognóstico otimista sobre o futuro da humanidade. Imperdível! 


Premiação


Melhor Filme na Categoria Júri Popular do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2006.


Nova sessão do Cineclube apresenta o documentário "Pro Dia Nascer Feliz"



Fechando a temática "juventude", o Cineclube Roncador apresenta nesta quarta, dia 18, mais uma sessão no Campos II da UFMT.

Os cineclubistas do Médio Araguaia optaram pelo documentário produzido por João Jardim, em que aborda diversas situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, como violência, preconceito, esperança e precariedade.


A entrada é gratuita e a sessão acontece na sala 217 - Campus de Barra do Garças a partir das 16:30h.


Cineclube Roncador inaugura sessão no Centro de Barra do Garças

Nesta sexta, dia 13, o Cineclube Roncador, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso - Secitec, inaugura sessão no Centro de Barra do Garças.
Levantando a temática "juventude", a sessão inaugural apresenta o filme "Quase Dois Irmãos" de Lúcia Murat e será exibida no auditório da Secitec, próximo ao Hospital MedBarra, a partir das 19:30h.


Confira a programação:


13/05 - Quase Dois Irmãos de Lúcia Murat
28/05 - Última Parada 174 de Bruno Barreto
11/06 - Pro Dia Nascer Feliz de João Jardim






Participe!!




Sessão inaugural exibirá o filme "Araguaya - a conspiração do silêncio"



Local: UFMT - Barra do Garças (Campus 2).


Quando: Quarta-feira, 6 de abril, às 16h.


Entrada gratuita.



Título original: (Araguaya - a conspiração do silêncio)
Lançamento: 2004 (Brasil)
Direção: Ronaldo Duque 
Atores: Norton Nascimento, Françoise Forton, Danton Mello, Narcisa Leão.
Duração: 105 min
Gênero: Drama


Premiado do 32º Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino com Prêmio Especial Do Júri, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário