quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cinema e Educação na Semana do Meio Ambiente


A Escola Estadual Jardim Araguaia, em Barra do Garças, abriu os trabalhos da Semana do Meio Ambiente com sessão de cinema para as crianças das séries iniciais.
Mais uma vez, em parceria com o Projeto Mala de Cinema, a escola proporcionou aos seus alunos uma reflexão sobre uma temática atual importante, utilizando do cinema como ferramenta pegadógica.

A Escola já havia feito isso durante a semana do índio, em abril passado. Agora na semana do meio ambiente as crianças tiveram a oportunidade de assistir o longa nacional “A  ILHA DO TERRÍVEL RAPATERRA”.
Estrelado por Lima Duarte (o vilão Rapaterraquer roubar histórias sobre o litoral. Ganancioso e malvado, ele não respeita a natureza e destrói o meio ambiente por onde passa. Para colocar em prática seu plano maligno, decide raptar Dona Tude (Arlete Salles) e, com a ajuda de uma invenção maluca, pegar para ele tudo o que está dentro da cabeça dela.
Dona Tude é a maior contadora de histórias do mundo. Amiga dos animais e da natureza, ela recebe a ajuda de vários amigos, como o Macaco-Prego e o caranguejo azul Guaiá, para sair dessa. Além deles, um grupo de crianças também entra na batalha contra o vilão e faz tudo para evitar que o Rapaterra atinja seus objetivos.

A idéia central da diretora Ariane Porto ao fazer o filme “A Ilha do Terrível Rapaterra” é conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente.
Através da sessão de cinema as crianças poderão vivenciar uma atividade educativa única, pois o filme servirá como fator desencadeante de discussões, debates e inúmeros trabalhos pedagógicos.

Para saber mais do Projeto acesse: www.maladecinema.com.br 

Luis Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário