terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sessão desta quarta apresenta o filme "A classe operária vai ao paraíso"

Nesta quarta, 31, o Cineclube Roncador apresenta "A Classe Operária Vai Ao Paraíso", segundo filme da temática Luta de Classes.

O clássico dirigido por Elio Petri é um dos grandes filmes do cinema polí­tico italiano. O ator Gian Maria Volontè está inesquecí­vel como Lulu, um operário-padrão italiano, que perde um dedo em um acidente de trabalho e é envolvido num movimento de protesto. Ele fica dividido entre as tentações da sociedade de consumo e o movimento sindical, numa radiografia do impasse ideológico de muitos trabalhadores. 

Ao som da brilhante trilha sonora de Ennio Morricone, Elio Petri constrói um estudo seminal sobre as relações de trabalho no capitalismo. Um filme perturbador e muito atual.


A sessão acontece na sala 217 do campus II da UFMT a partir das 16:30h.  

A entrada é gratuita

PARTICIPE!!


Ficha Técnica

Título original: La Classe Operaia Va in Paradiso
Ano de produção: 1971 (Itália)
Direção:Elio Petri
Duração: 126 min.
Gênero: Drama
Elenco: Gian Maria Volontè, Mariangela Melato, Salvo Randone, Gino Pernice, Luigi Diberti, Flavio Bucci, Mietta Albertini, Donato Castellaneta, Renata Zamengo, Giuseppe Fortis
 
Assista um trecho do filme:


sábado, 27 de agosto de 2011

Mesa de debate traz tema sobre os caminhos do audiovisual em Mato Grosso


Neste domingo, 28, o Guará – Festival de Cinema Ambiental, oferece a primeira mesa de debate com o tema: “Novos Rumos para o Audiovisual em MT”.




Caroline Araújo
A mesa conta com a participação de Joubert Lobato, professor do curso de Radialismo da UFMT e ministrante da oficina de Direção de Fotografia e Pós Produção, a organizadora do festival e mediadora do debate, Caroline Araújo, a pesquisadora e mestranda do ECCO/UFMT – Estudos de Cultura Contemporânea, Aliana Camargo e o realizador e membro da Associação Matogrossense de Audiovisual (AMAV), Evandro Birello.

A temática traz uma discussão sobre os novos rumos do cinema em Mato Grosso, como financiamentos, produções e novas plataformas. A organizadora Caroline Araújo afirma que o debate irá focar como está a produção audiovisual e cinematográfica em Mato Grosso nos últimos vinte anos, quais os mecanismos de financiamentos que estão disponíveis e possíveis recursos para “alavancar” uma produção na região.




Prof. Joubert Lobato
Segundo o professor Joubert Lobato, a intenção é que haja um debate com os alunos do curso de Jornalismo e os profissionais que produzem audiovisual em Barra do Garças. "Queremos identificar junto com as pessoas que produzem e trabalham com o audiovisual quais são os rumos, para onde vai essa produção, quais as demandas e necessidades desses produtores."

A mestranda Aliana Camargo, que defende uma pesquisa sobre Documentário na Internet, revela que um dos assuntos discutidos neste domingo é justamente a "escrita audiovisual". "Os rumos e o futuro do audiovisual vai cada vez mais estar nessa plataforma que é a internet e estamos caminhando para a apropriação dessa escrita audiovisual" diz Aliana.

A mesa de debate acontece a partir das 09:00h e a programação do último dia do Festival Guará segue durante o dia com encerramento às 22:00h.
Fotos: Ana Carolina Vilela/ Michelly Matos

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Festival Guará traz mostra de filmes a Barra do Garças


A 2a edição do Festival de Cinema Ambiental inicia hoje, dia 25, às 18h30, na UFMT, unidade de Barra do Garças. Terá mostra de filmes, oficinas, debates, filmes infantis.

Para mais informações sobre os filmes que serão exibidos na segunda edição do Festival Guará, acesse o site do evento.

Veja a íntegra do texto de autoria de Nahida Almeida Ghattas, aluna do 4º semestre do curso de Jornalismo da UFMT/Araguaia.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Inscrições abertas para o Cine Brasil Plural

Vai começar o 1º Festival Virtual Cine Brasil Plural! O projeto, que conta com apoio do M inistério da Cultura, visa incentivar não só a produção de curtas de animação, ficção e documentários em todo o Brasil, como a exibição online e o uso da internet.As inscrições terminam no dia 30 de julho.


Os interessados devem se inscrever em uma das 2 categorias: curtas de animação, cujos vídeos devem ter 70% de seu conteúdo em animação (em qualquer tipo de técnica), e duração entre três e cinco minutos; ou para os curtas livres, com tema e classificação livre, e duração de no máximo de quinze minutos.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Eles Não Usam Black-Tie


O Cineclube Roncador reapresenta neste sábado, dia 20, o filme "Eles Não Usam Black-Tie".

O drama dirigido por Leon Hirszman inaugura a temática Luta de Classes e debate assuntos acerca da classe operária no processo político-social brasileiro.

A sessão acontece no auditório do Ceprotec no centro de Barra do Garças a partir das 17:30h 


Contamos com a sua presença!


A entrada é gratuita!!




Assista a seguir o trailer de "Eles Não Usam Black-Tie"






Acesse nossa página no Twitter: @CineRoncador


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Temática: Luta de Classes




















O Cineclube Roncador inaugura nesta quarta, 17, a temática "Luta de Classes" com a exibição do filme: "Eles Não Usam Black-Tie".

O drama dirigido por Leon Hirszman será exibido na sala 217 do campus II da UFMT a partir das 16:30h.

A entrada é gratuita!!

Ficha técnica:

Título original: Eles Não Usam Black-Tie

Título em inglês: They Don't Wear Black-Tie

Lançamento: 1981 (Brasil)

Direção: Leon Hirszman

Duração: 134 min

Gênero: Drama

Elenco: Gianfrancesco Guarnieri, Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes Milton Gonçalves.

Sinopse:

Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

Assista o trailer clicando aqui!!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Barra do Garças recebe a 2ª Edição do Festival de Cinema Ambiental



O Guará - Festival de Cinema Ambiental - está de volta. A segunda edição do evento será entre os dias 25 e 28 de agosto, no campus do Araguaia II da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Barra do Garças, a 500 km de Cuiabá. A programação tem mesas de debate e oficinas de audiovisual e mostra de 27 filmes selecionados que serão exibidos todos os dias a partir das 18h30. A entrada é de graça.


Além da mostra competitiva de vídeo nas diversas categorias da produção cinematográfica, o festival oferece mostra de cinema infantil visando a formação de novas plateias, passeios ecológicos, painéis e palestras para discutir temas ambientais entre acadêmicos, pesquisadores, profissionais do audiovisual e demais interessados, além de mostra cultural com artistas locais.


Concebido em Mato Grosso – um Estado que repercute diariamente as questões ambientais – o festival surgiu da necessidade de se discutir esta problemática de forma lúdica, abordando a imagem do meio ambiente no cinema brasileiro. Para a idealizadora e produtora do festival, Caroline Araújo, “a temática ambiental insere-se como prioritária para a definição de políticas públicas voltadas ao bem estar e, sobretudo, à própria sobrevivência da espécie humana.”


Na sua edição Barra do Garças, o “Guará” homenageia o documentarista brasileiro Jorge Bodansky que possui diversos trabalhos ligados às questões sociais e ecológicas, e o religioso espanhol da Congregação dos Missionários Claretianos, Pedro Casaldáliga, defensor dos direitos humanos, em especial na região de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, onde vive há 43 anos.

Este ano o festival é realizado pela Menina Produções em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, com apoio do Cineclube Coxiponés e Cineclube Roncador. O patrocínio é da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, do governo do Estado de Mato Grosso, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Associação dos Profissionais de Cinema de Mato Grosso.


Informações: www.festivalguara.com.br. (AMAV\ABD – MT)


Fonte: UFMT

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Folha de S. Paulo lança coleção de DVDs do cinema Europeu

O Jornal Folha de S.Paulo lança nova coleção em 25 livros acompanhados por DVDs, nas bancas de jornais, agora com filmes do cinema Europeu, a partir de domingo, dia 7.

Por R$15,90, o leitor pode levar um filme. Veja a lista dos filmes.