quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Hoje primeiro filme da temática Literatura no Cinema no Cine Roncador

O Cineclube Roncador exibe hoje o primeiro filme da nova temática, Literatura e Cinema: “O Velho e o Mar” é baseado na obra de Ernest Hemingway e resgata o lado mais clássico do cinema em uma filmagem de 1958 e que continua encantando até heje.

A exibição é ÀS 16h30, no Campus II da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT , em Barra do Garças. No sábado, dia 1º de outubro, o filme volta a ser apresentado às 17h30, no audItório do Ceprotec, no centro daquela cidade.

Tema das próximas sessões enfoca a Literatura no Cinema

A Literatura está no Cinema nessas próximas três sessões do Cineclube Roncador. Os livros que viraram filmes e que serão exibidos são "O Velho e o Mar"; "Revolução dos Bichos" e "Ensaio sobre a Cegueira".

Com diferentes propostas, as obras literárias são grandes inspiradoras do cinema. O primeiro filme, “O Velho e o Mar”, é baseado na obra de Ernest Hemingway e resgata o lado mais clássico do cinema em uma filmagem de 1958 e que continua encantando até hoje. A exibição é nesta quarta, dia 28 e no dia 1º de outubro.

A animação “Revolução dos bichos” será exibida na semana em que se comemora o Dia da Criança (dias 13 e 15 de outubro). O livro de George Orwell adaptado para desenho destaca a alegoria às condições sociais em uma fazenda onde os bichos assumem o poder.

Para encerrar o ciclo nos dias 26 e 29 de outubro, a obra escolhida foi o premiado livro de José Saramago, “Ensaio Sobre a Cegueira”. A adaptação é feita pelo diretor Fernando Meirelles, que também dirigiu “Cidade de Deus”. Em uma linguagem poética cinematográfica, uma epidemia de cegueira revela o ser humano como ele é.

As sessões dos dias 28 de setembro, 13 e 26 de outubro são no Campus da UFMT de Barra do Barças, às 16:30h. Nos dias 1º, 15 e 29, as exibições são no auditório do CEPROTEC, no centro da cidade de Barra do Garças, às 17:30h.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cineclube Roncador exibe o filme "Granito de Arena"

O Cineclube Roncador apresenta nesta quarta, 14, o filme "Granito de Arena".

O longa metragem fecha a temática Luta de Classes em que foram apresentados os filmes: "Eles Não Usam Black Tie" e "A Classe Operária Vai Ao Paraíso".

Granito de Arena retrata a história da organização e luta dos professores em defesa da escola pública, assim como por melhores condições de vida e preservação da identidade cultural das comunidades indígenas mexicanas, a partir da mobilização dos trabalhadores do ensino, dos estudantes e seus pais. O filme trata de como a destruição da educação é um projeto articulado a partir de diretrizes internacionais.

A sessão acontece na sala 217 do campus II da UFMT a partir das 16:30h.

A entrada é franca!


Ficha Técnica:

Título: Granito de Arena (Pequeno Grão de Areia)
Título em inglês: Grain Of Sand
Lançamento: 2005 (México)
Direção: Jill Freidberg
Duração: 61 min.
Gênero: Documentário
Depoimentos: Eduardo Galeano e Maude Barlow

Assista o trailer do filme:


Participe!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Conheça os filmes selecionados para a 11ª. Goiânia Mostra Curtas


A Goiânia Mostra Curtas é um dos mais expressivos festivais de cinema nacional de curta metragem do Brasil, realizado pelo Instituto de Cultura e Meio ambiente (Icumam), com o apoio da iniciativa privada, de governos e de organizações do terceiro setor. Conheça os filmes selecionados.

As inscrições para Oficinas e Seminários estão abertas até 14 de setembro. Acesse aqui a ficha de inscrição.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Organizadora do Festival Guará faz um balanço do Guará Festival de Cinema Ambiental




por Kárita Carvalho

Neste domingo, 28, terminou a mostra do Guará - Festival de Cinema Ambiental, realizado em Barra do Garças no Campus Araguaia II da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Na oportunidade a organizadora do festival, Caroline Araújo, falou da experiência em trazer o evento para a cidade. Segundo Caroline, o festival foi o primeiro passo para consolidar e ampliar o alcance do cinema na comunidade acadêmica de Barra do Garças. “Nós sentimos a participação da população, por mais que o campus seja distante do centro da cidade, eles vieram”, disse.

Caroline registrou que, apesar de a cidade não possuir um cinema, atividades como essas podem firmar os laços da Universidade e do curso de Comunicação com a comunidade e nutrir novos frutos. Ela ainda ressaltou os valores da região, “A região tem muita história, muita beleza e as pessoas gostam de se verem na tela”, afirmou a organizadora.

Na noite de encerramento do evento, houve apresentação do longa-metragem, “Kalunga”, documentário dirigido por Luiz Elias, Pedro Nabuco e Sylvestre Campe. Após a apresentação, aconteceu a votação dos filmes, em caráter popular.

Encerrando o festival, foram anunciados os vencedores da mostra. O prêmio de Melhor Curta-Metragem foi para “O Gigante do Papelão”, de Barbara Tavares. O Melhor Média-Metragem ficou com o documentário “Uma Aldeia Chamada Apiwtxa", dirigido por Txirotsi Ashaninka. Já o Melhor Longa-Metragem foi o documentário “Tamboro”, do diretor Sergio Bernardes.