Direção:Silvio Tendler
Duração:120min
Gênero: Documentário
O cinema é uma das formas de arte que melhor consegue representar o homem, o trabalho e a dinâmica de cada profissão. É claro que nem sempre os filmes reproduzem a realidade sem alguns toques de ficção, mas a ideia é conseguir tirar a essência de cada atividade profissional e divertir o espectador. Confira abaixo uma lista com filmes que mostram sete profissões bastante conhecidas no mercado de trabalho: médico, advogado, publicitário, jornalista, policial, professor e psicólogo.
Jornalista
A profissão de jornalista já é figurinha carimbada nas telas do cinema. Esses profissionais já foram retratados das mais diversas formas, desde vilões da imprensa marrom até grandes herois que lutam pela verdade. Para não haver injustiças, o filme selecionado para ilustrar essa profissão conta a história de um foca, como é chamado o jornalista iniciante no jargão do jornalismo. Quase Famosos (EUA, 2000) mostra as aventuras de um garoto de 15 anos que acompanha a turnê de uma banda de rock pelos Estados Unidos. Como repórter da Rolling Stone, revista de música norte-americana, sua missão é entrevistar todos os componentes da banda de rock Stillwater e escrever uma matéria reveladora. O filme retrata de forma divertida como um grupo de rock stars pode dificultar a vida de um repórter, mas também mostra todos os aprendizados dessa jornada.
Veja como as demais profissões são retratadas em filmes na matéria de Ana Luiza Jimenez.
De um lado, uma professora "sem classe" interpretada pela atriz norte-americana Cameron Diaz; do outro, uma "muito maluquinha" vivida pela brasileira Paola Oliveira. Duas representações bem diferentes de educadores, de alunos e do ensino básico. Criadas pelo cinema, mas de acordo com circunstâncias e objetivos distintos. Justamente por isso, ambas fornecem matéria-prima para identificar mais uma vez alguns dos estereótipos sobre a escola em circulação na sociedade. Íntegra da matéria de Serigo Rizzo.
Foto: Cena de "Uma professora muito maluquinhaq": busca docente por novos métodos de ensino (divulgação).
A emissora lança no dia 3 de outubro, segunda-feira, às 23h, a série baseada no livro homônimo do escritor e jornalista Miguel Sousa Tavares, sucesso de público da televisão portuguesa. Composta de 30 episódios repletos de romance, política, intrigas e imagens cinematográficas, a história foi rodada em cinco países, envolvendo 120 atores, quase 500 técnicos, milhares de figurantes e produzida pela TVI – Televisão Independente de Portugal.
Foto: Divulgação
O Cineclube Roncador exibe hoje o primeiro filme da nova temática, Literatura e Cinema: “O Velho e o Mar” é baseado na obra de Ernest Hemingway e resgata o lado mais clássico do cinema em uma filmagem de 1958 e que continua encantando até heje.
A exibição é ÀS 16h30, no Campus II da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT , em Barra do Garças. No sábado, dia 1º de outubro, o filme volta a ser apresentado às 17h30, no audItório do Ceprotec, no centro daquela cidade.
A Literatura está no Cinema nessas próximas três sessões do Cineclube Roncador. Os livros que viraram filmes e que serão exibidos são "O Velho e o Mar"; "Revolução dos Bichos" e "Ensaio sobre a Cegueira".
Com diferentes propostas, as obras literárias são grandes inspiradoras do cinema. O primeiro filme, “O Velho e o Mar”, é baseado na obra de Ernest Hemingway e resgata o lado mais clássico do cinema em uma filmagem de 1958 e que continua encantando até hoje. A exibição é nesta quarta, dia 28 e no dia 1º de outubro.
A animação “Revolução dos bichos” será exibida na semana em que se comemora o Dia da Criança (dias 13 e 15 de outubro). O livro de George Orwell adaptado para desenho destaca a alegoria às condições sociais em uma fazenda onde os bichos assumem o poder.
Para encerrar o ciclo nos dias 26 e 29 de outubro, a obra escolhida foi o premiado livro de José Saramago, “Ensaio Sobre a Cegueira”. A adaptação é feita pelo diretor Fernando Meirelles, que também dirigiu “Cidade de Deus”. Em uma linguagem poética cinematográfica, uma epidemia de cegueira revela o ser humano como ele é.
As sessões dos dias 28 de setembro, 13 e 26 de outubro são no Campus da UFMT de Barra do Barças, às 16:30h. Nos dias 1º, 15 e 29, as exibições são no auditório do CEPROTEC, no centro da cidade de Barra do Garças, às 17:30h.
A Goiânia Mostra Curtas é um dos mais expressivos festivais de cinema nacional de curta metragem do Brasil, realizado pelo Instituto de Cultura e Meio ambiente (Icumam), com o apoio da iniciativa privada, de governos e de organizações do terceiro setor. Conheça os filmes selecionados.
As inscrições para Oficinas e Seminários estão abertas até 14 de setembro. Acesse aqui a ficha de inscrição.
Caroline Araújo |
Prof. Joubert Lobato |
Vai começar o 1º Festival Virtual Cine Brasil Plural! O projeto, que conta com apoio do M inistério da Cultura, visa incentivar não só a produção de curtas de animação, ficção e documentários em todo o Brasil, como a exibição online e o uso da internet.As inscrições terminam no dia 30 de julho.
Os interessados devem se inscrever em uma das 2 categorias: curtas de animação, cujos vídeos devem ter 70% de seu conteúdo em animação (em qualquer tipo de técnica), e duração entre três e cinco minutos; ou para os curtas livres, com tema e classificação livre, e duração de no máximo de quinze minutos.
O Cineclube Roncador inaugura nesta quarta,
O drama dirigido por Leon Hirszman será exibido na sala 217 do campus II da UFMT a partir das 16:30h.
A entrada é gratuita!!
Ficha técnica:
Título original: Eles Não Usam Black-Tie
Título em inglês: They Don't Wear Black-Tie
Lançamento: 1981 (Brasil)
Direção: Leon Hirszman
Duração: 134 min
Gênero: Drama
Elenco: Gianfrancesco Guarnieri, Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes Milton Gonçalves.
Sinopse:
Assista o trailer clicando aqui!!
O OCA Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual foi criado para subsidiar o planejamento e as decisões da Ancine - Agência Nacional do Cinema, que disponibiliza à sociedade brasileira, aos pesquisadores, ao governo, aos parlamentares e aos empresários dados coletados no mercado desde a criação da agência, dados reunidos de períodos anteriores, análises produzidas pelos nossos técnicos e estudos/pesquisas produzidas no meio acadêmico e por pesquisadores em geral.