domingo, 29 de julho de 2012

O esquema de distribuição da Globo me deixou enojado, disse o ator Caio Blat


O ator Caio Blat esteve em Suzano em um evento promovido pela prefeitura durante o qual participou de uma roda de conversa com a juventude e contou um pouco da sua trajetória de vida, a experiência no teatro, cinema e televisão.

Sua premiada carreira começou precocemente, primeiro fez comerciais de publicidade aos 8 anos, depois atuou em novelas, só então chegou ao teatro. Quanto aos estudos, preferiu fazer faculdade de direito ao invés de artes cênicas, pois a intenção era a de ampliar sua cultura e conhecimento. Entrou na USP, mas não concluiu o curso.

No vídeo abaixo, Blat denuncia que tudo que é exibido na televisão, uma concessão pública, é propaganda, ora em formato de comercial, ora como merchandising, isto é, dentro do programa e até em estilo jornalístico.  



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aluno do curso de audiovisual da UEG ganha R$ 100 mil por edital de curta-metragens

O curso de Comunicação Social/Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - UEG, na Unidade Laranjeiras,em Goiânia, tem ganhando grande destaque na formação de talentos e  tem contribuído para consolidar nomes de profissionais da área. No começo de julho veio mais uma boa notícia. O projeto do curta-metragem “Blaxploitation: A Rainha Negra”, do formando em Audiovisual Edem Ortegal foi contemplado com R$ 100 mil pelo edital de curtas-metragens da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O resultado foi divulgado no dia 19 de junho.

Blaxploitation também foi selecionado para o Laboratório de Roteiros promovido pela Associação Brasileira de Documentaristas, seção Goiás, (ABD-GO), realizado durante o XIV FICA. “Estamos orgulhosos de mais essa conquista de nosso aluno, cujo roteiro já havia sido premiado como o melhor do Expocom do Intercom Nacional - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - , em 2011, em Recife. Certamente essa grande conquista está entre as primeiras de várias que ainda virão”, comemora a coordenadora do curso de Audiovisual, Geórgia Cynara.

Confira a entrevista que Edem Ortegal concedeu ao site da UEG.



Foto: aluno Edem Ortegal (site da UEG).

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Fantoche que lê contos eróticos no YouTube é atração do festival youPIX


por Leonardo Luís, da Folha de S.Paulo

divulgação
Erik Gustavo, criador da série do YouTube "Marcelinho Lendo Contos Eróticos", com o fantoche protagonista
A premissa de“Marcelinho Lendo Contos Eróticos”, série de vídeos humorísticos do YouTube que, somados, têm mais de 15 milhões de visualizações, foi elaborada pelo diretor e roteirista Erik Gustavo, 24 anos, em uns dez segundos.
Quando Erik sai para passear e deixa o computador ligado, Marcelinho, seu amigo de 12 anos, aproveita para gravar vídeos para o YouTube lendo contos eróticos tirados da internet.
Marcelinho, representado por um fantoche, fica debochando dos contos, especialmente dos absurdos dos enredos e dos erros de português que encontra.
Até agora, 14 vídeos foram publicados. O primeiro saiu no dia 24 de fevereiro deste ano. Pouco mais de quatro meses depois, Marcelinho já fez propaganda de camisinha, e seu criador é reconhecido por fãs sempre que sai à rua.
Ele vai estar no youPIX, festival de cultura de internet, junto com o boneco. Marcelinho vai ler um conto ao vivo na quinta-feira (5). Erik vai participar de um debate com o tema “Vlogs, como sair da mesmice?” no mesmo dia. Confira a entrevista que ele deu à Folha.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Começa hoje no Rio o 9º Festival Internacional de Cinema Feminino




Com cerca de 90 filmes em cartaz, além de debates com o público, começa hoje, 3, no Rio de Janeiro (RJ), o 9º Festival Internacional de Cinema Feminino (Femina). Até domingo, 8, filmes com foco na questão da sexualidade, a maioria dirigida por mulheres, serão exibidos no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, no centro da capital fluminense.

A Sessão Homenagem  que prestigia uma personalidade feminina do cinema nacional. Esse ano, homenageia uma das mais queridas e populares atrizes do Brasil, Zezé Motta, que ficou conhecida internacionalmente interpretando uma das personagens mais marcantes do cinema brasileiro: Xica da Silva, em filme homônimo de Cacá Diegues que será exibido, e apresenta a primeira protagonista negra do cinema nacional.

O Femina foi criado a fim de valorizar a participação da mulher no cinema, na arte e na cultura, estimular o surgimento de novas diretoras e a inserção da mulher no mercado de trabalho audiovisual, incentivar a produção de filmes com temática feminina, promover e difundir a igualdade de gênero.