terça-feira, 6 de novembro de 2012

Terra e Liberdade


Amanhã, quarta-feira, 07 de novembro, o Cineclube Roncador apresentará o filme Terra e Liberdade, de Ken Loach. O filme tem como personagem principal o ativista David Carr, que em meados dos anos 30, deixou a cidade de Liverpool para lutar por seus ideais na Guerra Civil Espanhola. A Guerra, marcada pela polarização ideológica, foi um dos acontecimentos mais marcantes da história do século XX. David é um comunista desempregado que chega à Espanha em 1937 durante a guerra civil para se unir aos republicanos e defender a democracia contra os fascistas, ficando amigo de soldados.  O filme traz a história de ativistas, que como David, foram enviados à Espanha, pelo Partido Trabalhista Independente da Inglaterra, para combater junto as milícias do  Partido Obrero de Unificación Marxista,  POUM, na frente de Aragão.  Com este filme, Loach resgatou a história dos milhares de homens e mulheres, espanhóis e estrangeiros, que lutaram e morreram, não apenas no combate contra o fascismo, mas também visando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A produção fílmica configura-se como uma das páginas mais intensas da história da Espanha.

Para a realização do filme, Loach inspirou-se no romance “Homenagem à Catalunha”, de George Orwell e nas recordações de um de seus amigos e companheiros de armas, Stafford Cottman. Os personagens não são apresentados como heróis idealizados ou inimigos cruéis, mas como indivíduos de carne e osso, com medos, contradições e indefinições. Isso é mostrado com o desenrolar dos acontecimentos, através dos sentimentos dos personagens: suas dores, tristezas, alegrias e a amizade que nasce no interior de um grupo de origens geográficas e políticas tão díspares e que se sentem unidos por uma causa comum.
A apresentação do filme inicia às 16h30, na sala 223, do Campus da UFMT, unidade de Barra do Garças. Este filme é o segundo de uma série temática em parceria com o Grupo de Estudos Libertários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário