quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sacco & Vanzetti

Hoje, dia 24, às 16h30, no Cineclube Roncador será exibido o filme "Sacco & Vanzetti", do diretor Giuliano Montaldo, o mesmo de "Giordano Bruno".


Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti
O filme se passa em Boston, no início dos anos 20, e conta a história de dois imigrantes italianos que são detidos pela polícia por causa de um assassinato. No entanto, é duvidoso que eles sejam culpados pelo crime, e o motivo aparente da detenção é a posição política deles: são anarquistas. Por fim, o julgamento dos imigrantes deixa de ser baseado na justiça, e passa a ser político, já que eles devem ser condenados por serem estrangeiros e seguirem uma doutrina política oposta ao conservadorismo então vigente nos Estados Unidos. 

Apoiado na tocante canção tema de Joan Baez e Ennio Morricone, o cineasta Giuliano Montaldo reconstitui a história real dos imigrantes italianos Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, acusados de assassinato e levados a julgamento em 1921, nos Estado unidos. Por serem anarquistas, são condenados à morte num dos mais famosos erros judiciais do século XXi. Nos anos seguintes, a luta pela anulação da sentença leva milhares de pessoas às ruas em todo o mundo.

A exibição do filme faz parte do projeto de extensão Cineclube Roncador, e a temática escolhida é resultado de uma parceria com o projeto de extensão Estudos Libertários, que tem como objetivo a construção de um grupo de estudos para conhecer e debater as correntes, ideias e pensadores anarquistas, bem como os principais movimentos libertários no Brasil, América Latina e no mundo. A programação para o restante do ano ainda conta com mais três filmes da mesma temática. A entrada é franca! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário