domingo, 3 de abril de 2011

Cineclube Coxiponés é parceiro do Cine Roncador


Por Moacir Francisco Santa'ana Barros *

O Cineclube Coxiponés é o mais antigo de Mato Grosso, atuando como divulgador da cultura cinematográfica e do audiovisual mundial e brasileiro, desde 1977. Ele foi criado na Universidade Federal de Mato Grosso com o objetivo de formar público criticamente qualificado e ambiente para discussão sobre a história e a atualidade contemporänea, através da sétima arte. O Coxiponés desempenha um importante papel para o fortalecimento da cultura cinematográfica no Estado, através da exibição de filmes de reconhecida qualidade artística.

Na primeira fase de sua criação dedicou-se a apresentar filmes em película da França, Canadá, Alemanha entre outras nacionalidades. Na década de 1980, consolidou-se como espaço de difusão e discussão de filmes. As atividades ampliaram-se, firmando parcerias para a exibição da cinematografia nacional. Após a sua consolidação junto ao público, o Coxiponés passou a atuar também como fomentador de qualificação profissional, através de oficinas especializadas que permitiram o surgimento de cineastas e videomakers no Estado.

Há mais de trinta anos cumpre também sua função social de levar o conhecimento cinematográfico ao público por meio de palestras, seminários e discussões sobre a sétima arte. Nessas três décadas de atuação, o Coxiponés também firmou-se como parceiro dos realizadores brasileiros, dando apoio a filmes como “O Canto da Terra”, de Paulo Rufino; “Mário”, de Hermano Penna; “Três Chapadas e um Balão”, de Flávio Frederico; “Cronicamente Inviável”, de Sergio Bianchi e na coordenação do Doc TV IV Mato Grosso – programa de fomento a produção de documentários veiculados pela TV Universidade (UFMT) e demais TVs públicas brasileiras.

A partir de 2002, o Coxiponés trilhou um novo caminho, através da Mostra Nacional de Vídeo Universitário. Uma oportunidade da comunidade acadêmica e o público em geral conhecer o que de melhor se produz em audiovisual dentro das universidades públicas e privadas brasileiras. A Mostra Universitária também dá oportunidade aos produtores independentes de todo o país mostrarem o seu trabalho, revelando a pluralidade de olhares sobre a nossa cultura. Em 2009, iniciou uma série de oficinas sobre cineclubismo nos campi do interior – Araguaia, Sinop e Rondonópolis – para formar e estimular novos exibidores alternativos em Mato Grosso, estado carente de salas de cinema que exibam a produção nacional de filmes.

A atuação do Coxiponés vai além da exibição e discussão de filmes. Ele é também local de pesquisa acadêmica, através de seu acervo de cerca de mil obras, hoje em processo de digitalização. O Coxiponés é uma supervisão ligada a Coordenação de Cultura da UFMT, cuja sede localiza-se no Centro Cultural do campus de Cuiabá. Possui um auditório com capacidade para 250 espectadores, com sessões semanais, às quintas-feiras. Realiza também a sessão Curta ao Sábado, dedicada ao cinema brasileiro, num projeto desenvolvido com o apoio da Adufmat e patrocínio do Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Pouco tempo atrás, reformou um de seus espaços físicos para abrigar a sala Névio Lotufo, com 40 lugares, que serve aos professores da UFMT, por agendamento, para aulas com audiovisual dos cursos de graduação e pós-graduação.

* Moacir é professor de Comunicação da UFMT de Cuiabá e supervisor do Cineclube Coxiponés. Foi um dos incentivadores da criação do Cineclube Roncador.

Nas fotos, Moacir com integrantes da Oficina de Cineclubismo realizada em setembro de 2009 no Campus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, em Barra do Garças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário