terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Salvador


Última sessão do ano apresenta o filme Salvador

O projeto de extensão Cineclube Roncador realiza nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, sua  última sessão do ano, com a apresentação do filme Salvador Puig Antich. A produção baseia-se em uma história real, de um jovem catalão, anarquista e militante do MIL (Movimento Ibérico de Libertación) – uma organização que arrecadava dinheiro por meio de assaltos a bancos para o movimento operário. Salvador Puig Antich foi assassinado em 1974 pelo governo de extrema direita do ditador Francisco Franco, na Espanha, pouco antes da transição para a democracia. No decorrer da operação de captura de Salvador e de integrantes do grupo, ocorre um tiroteio que resulta na morte de um policial. Julgado por um conselho de guerra Salvador é condenado à morte por garrote vil, arma de tortura medieval na qual a pessoa tem seu pescoçço esmagado até a morte. A direção é de Manuel Huerga. O filme será apresentado na quarta-feira, a partir das 16h30, na UFMT, Campus Araguaia, unidade de Barra do Garças, no auditório 223. Este será o último filme da temática 'Estudos Libertários'. 

Este filme pode ser trabalhado para mostrar “o que aconteceu na história?” (a ditadura espanhola e uma das formas de reação a ela, a ação direta) e também pode ser usado para a criação do espírito crítico, mostrando que a história (ou pessoas na história) são frutos da imaginação e do discurso, no cinema e nos livros.

Nome: Salvador
Ano Produção: 2006/Espanha
Duração: 128 min.
Diretor: Manuel Huerga
Elenco: Daniel Brühl, Tristán Ulloa, Leonardo Sbaraglia, Leonor Watling

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Libertárias

Nesta quarta, dia 21, o Cineclube Roncador apresenta o filme “Libertárias” de Vicente Aranda, às 16h30, no auditório da UFMT, Campus Araguaia (sala 223). A terceira sessão da temática ‘Estudos Libertários’ é parte da parceira entre os projetos do cineclube com o grupo de estudos libertários.

 

Sinopse do filme:

1936, inicio da Guerra Civil espanhola, Maria (Ariadna Gil), uma jovem freira vê-se forçada a abandonar o convento onde vive, em Barcelona, após a chegada das forças revolucionárias anarquistas. Acaba se refugiando em um bordel, onde as mulheres estão sendo recrutadas para a organização "Mulheres Livres", sob o comando de Pilar (Ana Belén). Uma médium aleijada chamada Floren (Victoria Abril) une-se a elas e juntamente com todo o pelotão se dirigem a Zaragoza, cidade onde se situa um sangrento campo de batalha.

Libertarias, o épico filme espanhol, é um projeto cuja realização vinha sendo planificada durante quase 20 anos. Focando sua narrativa em um grupo de mulheres que lutou no conflito civil espanhol, Aranda agrega um extraordinário elenco feminino que valoriza cada um de seus fascinantes personagens. Ana Belén interpreta Pilar como uma pura guerreira feminista, apaixonada e feroz; Loles León é Charo, a prostituta do coração de ouro; Ariadne Gil é Maria, a santa inocente, Miguel Bosé é o ex-padre, abalado moralmente. E por último, a inigualável Victoria Abril, que se apropria do filme como a psíquica que prevê o futuro.

Aranda recria com um realismo muito próprio, não somente os detalhes físicos do conflito, as cenas em Zaragoza mostram recriações bélicas maravilhosas, mas também os ideais políticos derrotados. Um clímax dolorido coroa esta ambiciosa produção, onde Vicente Aranda consegue um verdadeiro canto épico sobre a guerra e o papel que a mulher pode, e deveria desempenhar, em tal evento. 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Terra e Liberdade


Amanhã, quarta-feira, 07 de novembro, o Cineclube Roncador apresentará o filme Terra e Liberdade, de Ken Loach. O filme tem como personagem principal o ativista David Carr, que em meados dos anos 30, deixou a cidade de Liverpool para lutar por seus ideais na Guerra Civil Espanhola. A Guerra, marcada pela polarização ideológica, foi um dos acontecimentos mais marcantes da história do século XX. David é um comunista desempregado que chega à Espanha em 1937 durante a guerra civil para se unir aos republicanos e defender a democracia contra os fascistas, ficando amigo de soldados.  O filme traz a história de ativistas, que como David, foram enviados à Espanha, pelo Partido Trabalhista Independente da Inglaterra, para combater junto as milícias do  Partido Obrero de Unificación Marxista,  POUM, na frente de Aragão.  Com este filme, Loach resgatou a história dos milhares de homens e mulheres, espanhóis e estrangeiros, que lutaram e morreram, não apenas no combate contra o fascismo, mas também visando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A produção fílmica configura-se como uma das páginas mais intensas da história da Espanha.

Para a realização do filme, Loach inspirou-se no romance “Homenagem à Catalunha”, de George Orwell e nas recordações de um de seus amigos e companheiros de armas, Stafford Cottman. Os personagens não são apresentados como heróis idealizados ou inimigos cruéis, mas como indivíduos de carne e osso, com medos, contradições e indefinições. Isso é mostrado com o desenrolar dos acontecimentos, através dos sentimentos dos personagens: suas dores, tristezas, alegrias e a amizade que nasce no interior de um grupo de origens geográficas e políticas tão díspares e que se sentem unidos por uma causa comum.
A apresentação do filme inicia às 16h30, na sala 223, do Campus da UFMT, unidade de Barra do Garças. Este filme é o segundo de uma série temática em parceria com o Grupo de Estudos Libertários. 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sacco & Vanzetti

Hoje, dia 24, às 16h30, no Cineclube Roncador será exibido o filme "Sacco & Vanzetti", do diretor Giuliano Montaldo, o mesmo de "Giordano Bruno".


Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti
O filme se passa em Boston, no início dos anos 20, e conta a história de dois imigrantes italianos que são detidos pela polícia por causa de um assassinato. No entanto, é duvidoso que eles sejam culpados pelo crime, e o motivo aparente da detenção é a posição política deles: são anarquistas. Por fim, o julgamento dos imigrantes deixa de ser baseado na justiça, e passa a ser político, já que eles devem ser condenados por serem estrangeiros e seguirem uma doutrina política oposta ao conservadorismo então vigente nos Estados Unidos. 

Apoiado na tocante canção tema de Joan Baez e Ennio Morricone, o cineasta Giuliano Montaldo reconstitui a história real dos imigrantes italianos Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, acusados de assassinato e levados a julgamento em 1921, nos Estado unidos. Por serem anarquistas, são condenados à morte num dos mais famosos erros judiciais do século XXi. Nos anos seguintes, a luta pela anulação da sentença leva milhares de pessoas às ruas em todo o mundo.

A exibição do filme faz parte do projeto de extensão Cineclube Roncador, e a temática escolhida é resultado de uma parceria com o projeto de extensão Estudos Libertários, que tem como objetivo a construção de um grupo de estudos para conhecer e debater as correntes, ideias e pensadores anarquistas, bem como os principais movimentos libertários no Brasil, América Latina e no mundo. A programação para o restante do ano ainda conta com mais três filmes da mesma temática. A entrada é franca! 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Temática "Estudos Libertários"

O Cineclube Roncador em parceria com o projeto de extensão "Estudos Libertários" apresenta nova programação para o restante do ano, exibindo e debatendo filmes clássicos da experiência libertária no mundo. A entrada é franca! Participe!!!




sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Filme, pipoca e um papo sobre jornalismo


Projeto Cinejor irá promover debates sobre o exercício da profissão através da exibição de filmes 

Cena do filme todos os homens do presidente 

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor MT) se prepara para a primeira exibição do projeto Cinejor, que será no próximo dia 20 de outubro (sábado), as 16 horas. A ideia é bem simples: promover debates sobre o exercício da profissão, através da exibição de filmes que abordem a temática do jornalismo. Tudo isso de forma bastante leve, num bate-papo solto e descontraído.

A ideia também é fazer do ambiente uma espécie de encontro cultural, que promova e integração das artes. Nisso, jornalistas e estudantes podem ficar a vontade para declamações de poesias (sarau) ou para trazer batuques, violões e outros instrumentos. O espaço é aberto!

A sala de cinema será montada na sede do Sindjor, que fica na avenida Mato Grosso, número 167, sala 2. Para acompanhar o filme (ainda não definido), haverá pipoca e bebidas para os cinéfilos. O projeto é aberto a todos os profissionais da área de jornalismo e principalmente aos estudantes de comunicação. Ajudam o Sindjor na elaboração do projeto, o jornalista Nicélio Silva e o radialista e professor da Unirodon, Yuri Kopkac. 

Leia a íntegra do post por Marcio Camilo no site do Sindjor-MT.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Estrela de "Emanuelle", Sylvia Kristel, morre em Amsterdã


A atriz holandesa Sylvia Kristel, mais conhecida por seu papel nos filmes de "pornô suave" dos anos 1970, particularmente "Emanuelle", morreu em Amsterdã aos 60 anos, de acordo com sua agente.
Ao longo de 30 anos de carreira, ela estrelou em mais de 50 filmes internacionais. Porém, foi alçada à fama com "Emanuelle", em 1974, uma história erótica ambientada em Bangcoc sobre uma dona de casa entediada, seu marido, e muitos amantes.
Depois disso, trabalhou com diretores como Alain Robbe-Grillet, Claude Chabrol e Roger Vadim. Filmes posteriores incluem "The Nude Bomb" (1980) e "Private Lessons" (1981). Mais...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

8 filmes com brinquedos que causaram polêmica


John, um garoto tímido e solitário, recebe de presente um grande e fofinho urso de pelúcia e deseja que ele ganhe vida. Para sua surpresa, descobre que seu pedido foi atendido: o urso Teddy agora pode falar e o pequeno John ganha um melhor amigo. Filme perfeito para assistir em companhia de seu filho de 11 anos, certo? O deputado Protógenes Queiroz certamente pensou que sim e ficou extremamente chocado ao descobrir que Ted, filme do criador de Family Guy (Uma família da pesada no Brasil), Seth MacFarlane, acompanha as aventuras de um ursinho bem crescido, que adora falar palavrões, usar drogas e fazer sexo. O susto de Protógenes – que parece ter ignorado a classificação indicativa de 16 anos – causou polêmica bem maior do que o humor politicamente incorreto do personagem criado por MacFarlane: o deputado solicitou que a classificação indicativa do filme fosse alterada para 18 anos.
“O filme ‘TED’ não está apropriado para nenhuma faixa etária. Incentivar o consumo de drogas é crime, usando ainda ícones infantis”, declarou em seu Twitter. O Ministério da Justiça não deu muita bola para o caso, no entanto, e indeferiu o pedido do deputado, deixando o adorável e pervertido ursinho livre para causar discórdia entre o agora (legalmente) adulto John, vivido por Mark Wahlberg, e sua namorada Lori, interpretada pela atriz Mila Kunis.
De bonecos assassinos a ursinhos de pelúcia politicamente incorretos, o cinema nos ensinou: nem todo brinquedo é feito de plástico e ternura. A SUPER listou o filme do urso Teddy e sete outros cujos (nem tão inofensivos) protagonistas ganharam a simpatia do público, mas também inspiraram muita polêmica – dentro ou fora das telas. Conheça-os, seguindo pela ordem cronológica de lançamento.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

criticos.com.br: Um olhar brazuca sobre a produção cinematográfica

No ar desde junho de 2002, CRÍTICOS.COM.BR surgiu do esforço coletivo de um grupo de críticos com vasta experiência na mídia impressa, mas quase analfabetos na área de internet, segundo eles mesmos.” Não sabíamos até que ponto o fato de sermos profissionais conhecidos e respeitados na área de cinema nos ajudaria a desbravar esse vasto mundo virtual, já ocupado por milhares de sites de cinema, alguns tecnologicamente impecáveis e com o apoio de grandes patrocinadores”,  relatam os críticos que criaram o site.

“Foi então que descobrimos que a internet seria capaz de nos trazer de volta não só nossos habituais leitores como nos colocaria em contato com internautas de lugares onde os jornais para os quais escrevemos jamais sonharam em chegar, como cidades do interior do Brasil e até do exterior”  acrescentam. Confira

terça-feira, 14 de agosto de 2012

"Corações sujos" retrata terror na colônia japonesa



Da união dos talentos do diretor Vicente Amorim (O Caminho das Nuvens e Um Homem Bom); dos astros japoneses Tsuyoshi Ihara (Cartas de Iwo Jima), Takako Tokiwa, Eiji Okuda e grande elenco; e dos produtores João Daniel Tikhomiroff, Gil Ribeiro e Michel Tikhomiroff, estreia no próximo dia 17 nas telas Corações Sujos, um dos filmes mais aguardados de 2012. Uma história universal e inesquecível, baseada no livro do escritor Fernando Morais, que retrata com força e lirismo a trajetória dos personagens de uma tragédia japonesa em solo brasileiro. Artífices de uma guerra fratricida, que marcou para sempre uma geração de imigrantes. E que permaneceu desconhecida por décadas.

Veja abaixo o trailer oficial do filme.

domingo, 29 de julho de 2012

O esquema de distribuição da Globo me deixou enojado, disse o ator Caio Blat


O ator Caio Blat esteve em Suzano em um evento promovido pela prefeitura durante o qual participou de uma roda de conversa com a juventude e contou um pouco da sua trajetória de vida, a experiência no teatro, cinema e televisão.

Sua premiada carreira começou precocemente, primeiro fez comerciais de publicidade aos 8 anos, depois atuou em novelas, só então chegou ao teatro. Quanto aos estudos, preferiu fazer faculdade de direito ao invés de artes cênicas, pois a intenção era a de ampliar sua cultura e conhecimento. Entrou na USP, mas não concluiu o curso.

No vídeo abaixo, Blat denuncia que tudo que é exibido na televisão, uma concessão pública, é propaganda, ora em formato de comercial, ora como merchandising, isto é, dentro do programa e até em estilo jornalístico.  



segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aluno do curso de audiovisual da UEG ganha R$ 100 mil por edital de curta-metragens

O curso de Comunicação Social/Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - UEG, na Unidade Laranjeiras,em Goiânia, tem ganhando grande destaque na formação de talentos e  tem contribuído para consolidar nomes de profissionais da área. No começo de julho veio mais uma boa notícia. O projeto do curta-metragem “Blaxploitation: A Rainha Negra”, do formando em Audiovisual Edem Ortegal foi contemplado com R$ 100 mil pelo edital de curtas-metragens da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O resultado foi divulgado no dia 19 de junho.

Blaxploitation também foi selecionado para o Laboratório de Roteiros promovido pela Associação Brasileira de Documentaristas, seção Goiás, (ABD-GO), realizado durante o XIV FICA. “Estamos orgulhosos de mais essa conquista de nosso aluno, cujo roteiro já havia sido premiado como o melhor do Expocom do Intercom Nacional - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - , em 2011, em Recife. Certamente essa grande conquista está entre as primeiras de várias que ainda virão”, comemora a coordenadora do curso de Audiovisual, Geórgia Cynara.

Confira a entrevista que Edem Ortegal concedeu ao site da UEG.



Foto: aluno Edem Ortegal (site da UEG).

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Fantoche que lê contos eróticos no YouTube é atração do festival youPIX


por Leonardo Luís, da Folha de S.Paulo

divulgação
Erik Gustavo, criador da série do YouTube "Marcelinho Lendo Contos Eróticos", com o fantoche protagonista
A premissa de“Marcelinho Lendo Contos Eróticos”, série de vídeos humorísticos do YouTube que, somados, têm mais de 15 milhões de visualizações, foi elaborada pelo diretor e roteirista Erik Gustavo, 24 anos, em uns dez segundos.
Quando Erik sai para passear e deixa o computador ligado, Marcelinho, seu amigo de 12 anos, aproveita para gravar vídeos para o YouTube lendo contos eróticos tirados da internet.
Marcelinho, representado por um fantoche, fica debochando dos contos, especialmente dos absurdos dos enredos e dos erros de português que encontra.
Até agora, 14 vídeos foram publicados. O primeiro saiu no dia 24 de fevereiro deste ano. Pouco mais de quatro meses depois, Marcelinho já fez propaganda de camisinha, e seu criador é reconhecido por fãs sempre que sai à rua.
Ele vai estar no youPIX, festival de cultura de internet, junto com o boneco. Marcelinho vai ler um conto ao vivo na quinta-feira (5). Erik vai participar de um debate com o tema “Vlogs, como sair da mesmice?” no mesmo dia. Confira a entrevista que ele deu à Folha.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Começa hoje no Rio o 9º Festival Internacional de Cinema Feminino




Com cerca de 90 filmes em cartaz, além de debates com o público, começa hoje, 3, no Rio de Janeiro (RJ), o 9º Festival Internacional de Cinema Feminino (Femina). Até domingo, 8, filmes com foco na questão da sexualidade, a maioria dirigida por mulheres, serão exibidos no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, no centro da capital fluminense.

A Sessão Homenagem  que prestigia uma personalidade feminina do cinema nacional. Esse ano, homenageia uma das mais queridas e populares atrizes do Brasil, Zezé Motta, que ficou conhecida internacionalmente interpretando uma das personagens mais marcantes do cinema brasileiro: Xica da Silva, em filme homônimo de Cacá Diegues que será exibido, e apresenta a primeira protagonista negra do cinema nacional.

O Femina foi criado a fim de valorizar a participação da mulher no cinema, na arte e na cultura, estimular o surgimento de novas diretoras e a inserção da mulher no mercado de trabalho audiovisual, incentivar a produção de filmes com temática feminina, promover e difundir a igualdade de gênero. 

domingo, 24 de junho de 2012

7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema acontece em São Paulo

Tem início na terça-feira,26, em São Paulo, a 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema com 32 obras, entre documentários e ficções.O evento, será promovido pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe).

As obras retratam a realidade política, social e cultural dos países árabes. Haverá também filmes brasileiros com temáticas relacionadas à imigração árabe no Brasil ou sobre a relação do Brasil com os países árabes e muçulmanos.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Som do Coração


Sinopse 

Rapaz que cresce em um orfanato é dono de um dom musical impressionante. Aos 11 anos, ele passa a se apresentar nas ruas de Nova York e usa seus talentos para encontrar seus pais, casal de músicos que foram separados pelo acaso quando jovens. 



Elenco: Robin Williams, Freddie Highmore, Keri Russell, Jonathan Rhys Meyers, Terrence Howard, William Sadler


Cine Clube Roncador - Thais Secco

terça-feira, 12 de junho de 2012



Mistério da Rua 7 é um suspense e seu elenco principal é formado pelos atores Hayden Christensen, Thandie Newton e John Leguizamo sob direção de Brad Anderson.
Sinopse: Quando um apagão mergulha Detroit na escuridão total, só resta um pequeno grupo de pessoas. A população da cidade desapareceu no ar, deixando para trás roupas e carros abandonados. Logo, a luz do dia começa a desaparecer completamente. Reunidos em uma taberna abandonada, os sobreviventes percebem que a escuridão está do lado de fora para pegá-los e, apenas as fontes de luz podem mantê-los seguros

Cine Clube Roncador - Thais Secco

terça-feira, 22 de maio de 2012

Caros amigos cineclubistas,

A equipe do projeto Cineclube Roncador informa que a agenda para o mês de maio está temporariamente suspensa, devido ao inicio da greve. Estamos trabalhando para adequar a programação a este momento importante que vive a educação brasileira, em especial a luta dos educadores!
Em breve, mais informações.

Forte abraço a tod@s!
Equipe do projeto Cineclube Roncador

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cineclube Roncador - Apresenta nova programação


O Cineclube Roncador apresenta a programação do mês de maio.  


Em Cartaz

Filme Wall Street traz as aventuras do mercado financeiro para a tela do Cineclube Roncador

Nesta quarta, dia 16, o Cineclube Roncador exibirá “Wall Street: o dinheiro nunca dorme”. Após o sucesso nos anos 80, este filme é uma continuação das artimanhas de Gekko (Michael Douglas), que ao deixar a cadeia, mostra que ainda tem muito conhecimento no mercado financeiro.
A direção é de Oliver Stone, de outros clássicos como “Platton”e “Nascido em 4 de julho”. Nesta trama, a história gira em torno da crise financeira de 2008, mas, ao mesmo tempo, em Wall Street sempre tem gente ganhando dinheiro.
Não deixe de apreciar um bom filme. A sessão começa às 16:30h, no Auditório do Bloco Laranja (sala 223), com entrada gratuita.


Diretor: Oliver Stone
Elenco: Shia LaBeouf, Frank Langella, Michael Douglas, Carey Mulligan, Susan Sarandon, Charlie Sheen, Martin Sheen, Josh Brolin
Gênero: Drama
Duração:138 mins.
Ano: 2010






domingo, 6 de maio de 2012

Dica de filme: "Diário de um jornalista bêbado" traz jornalismo gonzo para telas brasileiras




Estreou no dia 20/04 nos cinemas brasileiros o filme "Diário de um jornalista Bêbado" e essa é a nossa dica da semana. Protagonizado pelo galã Johnny Depp, Diário de um Jornalista Bêbado é uma adaptação de "The Rum Diary", livro do jornalista e escritor norte-americano Hunter Thompson. A história segue o personagem de Depp, um jornalista boêmio que se envolve em esquemas suspeitos na Porto Rico dos anos 50.


Johnny Depp, juntamente com Benício del Toro, também estrelou "Medo e delírio em Las Vegas", outro filme baseado em livro de Hunter Thompson.

sábado, 31 de março de 2012

Cineclube Roncador promove Ciclo de Debates

Com o tema “Memória de filmes, filmes da memória: histórias de filmes marcados por outros filmes”, a pesquisadora em cinema e audiovisual, Drª. Emi Koide, estará em Barra do Garças para um ciclo de debates promovido pelo Cineclube Roncador. Este ciclo propõe pensar as relações entre filmes - diálogos tanto na dimensão diegética quanto formal - que tratam e pensam a temporalidade e a memória.

Partindo de "La jetée" (1962) de Chris Marker - curta-metragem que traz uma temática sobre a viagem no tempo e na memória – o debate pretende refletir e analisar sua relação com outros filmes como o clássico de Hitchcock, "Um corpo que cai" (1958), assim como seu diálogo com "Eu te amo, eu te amo" (1968) de Alain Resnais.

O filme "La jetée" conta a "história de um homem marcado por uma imagem da infância", mas é também um filme marcado pela imagem de outros filmes, bem como pelo próprio tempo histórico. Um filme nos leva ou nos traz outros e vice-versa, como na vertigem temporal do filme "Um corpo que cai", somos levados por uma outra onda do tempo a mais uma outra viagem no tempo em "Eu te amo, eu te amo".

O ciclo de debates oferecerá certificados aos participantes de 12 horas. A participação é gratuita, com início nesta segunda, dia 2 de abril até quarta, dia 4, das 15h às 18h, no auditório do Campus II da UFMT/CUA (Barra do Garças).

Para mais informações, envie email para 
cinecluberoncador@gmail.com


Sobre a palestrante:
Emi Koide é Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2011). Concluiu o Mestrado (2003) em Comunicação e Estética do Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes e é bacharel em Filosofia (2009) pela mesma universidade. Graduada (licenciatura e bacharelado, 1999) em Artes Visuais/ Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou na área de ensino e pesquisa em Artes e Comunicação em universidades e no terceiro setor (French Music Export Office/ Bureau Export São Paulo e OSCIP Imagemágica), sobretudo nas áreas de História da Arte, História da Fotografia e do Audiovisual, Análise Fílmica, Estética e Psicologia.

Veja o trailer de "La jetée" (1962), de Chris Marker:


Movimento das mulheres em tempos de exceção



Hoje às 13h30 Joatan Vilela Berbel  participa do evento "Resistência e perspectiva do movimento das mulheres em tempos de exceção" com exibição do documentário "Eunice, Clarice, Thereza", por ele realizado em 1978, com depoimentos de três viuvas de presos políticos: Eunice, viuva de Ruben Paiva, Clarice, viuva de Vladimir Herzog e Thereza, viuva do operário Manuel Fiel Filho. 
O filme está disponível no link: http://vimeo.com/26782998.

domingo, 4 de março de 2012

Cineclube Roncador apresenta a primeira sessão de 2012

O Cineclube Roncador, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), apresenta nesta terça e quarta programação especial na Semana de Recepção aos Calouros.

O documentário "Vocacional, Uma Aventura Humana", dirigido por Toni Venturi, relembra, por meio dos alunos e da professora Maria Nilde Mascellani, o momento da educação brasileira na década de 60 em que se procurava a formação multidisciplinar de alunos que fossem, também, sujeitos de sua história. 

A sessão acontece nesta terça, 6, a partir das 19h00 na sala 210 do campus de Barra do Garças e quarta, 7, a partir das 19h30 no auditório novo do mesmo campus.

Após a sessão acontece o debate ao vivo com alguns participantes do documentário.
São eles:


Cecilia Vasconcellos Lacerda Guaraná


* Pedagoga
* Psicóloga 
*Especialização em Psicologia Educacional - USP
*Diretora e Orientadora Pedagógica do Ginásio Vocacional "Cândido Portinari" de Batatais - 1962
* Assessora Técnica do Gabinete dos Secretários Municipais de São Paulo, Profs. Paulo Freire e Mário Sérgio Cortella, 1989/1992


Esméria Rovai

* Profa. Dra. em Psicologia da Educação (PUC/SP)
* Profa. dos Ginásios Vocacionais de Batatais e de São Paulo (1962/1969)
* Organizadora dos livros publicados pela Editora Cortez:
      2005 - Ensino Vocacional - Uma Pedagogia Atual
      2010 - Competências e Competência: contribuição crítica ao debate


Luiz Carlos Marques - Luigy


*GVive - Associação de Ex-Alunos e Amigos do Vocacional - vice presidente - 2006-2008
*GVive - Associação de Ex-Alunos e Amigos do Vocacional


A entrada é gratuita

Participe!!


Ficha Técnica

Título: Vocacional - Uma Aventura Humana
Produção: Toni Venturi
Duração: 80 min
Ano: 2011
Gênero: Documentário

Assista aqui o trailer do documentário:


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Filme Obsolescência Programada explica por que produtos têm vida útil curta





O documentário espanhol Obsolescência Programada, lançado em 2010 na Europa, chegou apenas neste ano aos Estados Unidos, com o nome de The Light Bulb Conspiracy (A Conspiração da Lâmpada, em inglês). Sua diretora, Cosima Dannoritzer, foi à América para divulgar e apresentar sua obra em festivais – ainda não há previsão para estrear no Brasil. Apesar de não ser um filme inédito, retoma-se a discussão de seu tema principal: a indústria determina duração curta para alguns produtos com o objetivo de estimular o consumo das versões mais atuais.


Obs. do blogueiro:

O filme está na internet e, a meu ver, mostra como muitas das campanhas institucionais, por vezes patrocinadas por governos, ONG's ou empresas "socialmente responsáveis"  não passam de tentativas de culpabilizar o cidadão comum (blame the citizen)  por seus gastos de energia, quando é o sistema econômico em que vivemos e que nos é imposto o culpado do consumo desvairado da energia.

Assista abaixo e responda: você acha que vai salvar o planeta fazendo xixi no chuveiro? Para assistir com legendas em português, clique em CC na barra do vídeo.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Epidemia de tiques nervosos em estudantes atrai atenção de ativista ambiental retratada no cinema por Julia Roberts




Estudantes na pequena comunidade de Leroy, no Estado americano de Nova York, estão adoecendo com um misterioso mal, com um misterioso mal, que provoca tiques, desmaios e descontroles verbais. Cerca de 15 alunos foram afetados. Os médicos acreditam que se trata de um mal raro chamado de distúrbio psicogênico em massa, também conhecido como histeria em massa, mas o diagnóstico não foi confirmado.

O caso atraiu a atenção da famosa ativista ambiental Erin Brockovich, cuja vida foi vivida na tela pela atriz Julia Roberts. A equipe de Brockovich investiga se os distúrbios têm relação com um vazamento tóxico ocorrido a mais de cinco quilômetros do local, em 1970.